segunda-feira, 29 de junho de 2009

Festa de Raiz





A nossa maior festa
Por Carlos Ernesto Lopes*



O Carnaval de Cabo Frio, já é considerado o primeiro maior do interior do estado do Rio de Janeiro, transformando-se em desafio de superar, ano após ano, a organização e toda dramaticidade que envolve todos os principais setores.




O sucesso do Carnaval de Cabo Frio é incontestável.Não bastasse reconhecimento popular através da movimentação das comunidades, a participação de milhares de turistas brasileiros e estrangeiros comprova que esse Carnaval se traduz também numa conquista econômica para cidade gerando empregos temporários, aumento do desenvolvimento da indústria do turismo, além de contribuir na melhora dos princípios culturais da região, ressaltando a BRINCARETA, que homenageia grandes festeiros e personalidades da história cultural da cidade, trazendo bonecos gigantes para brincar nas ruas de Cabo Frio.



A exuberância do Carnaval de cabofriense se deve muito aos foliões, que na humildade do seu anonimato, esforçam-se, cada vez mais para que o trabalho coletivo em suas agremiações tenha resultados significativos, não esquecendo que a infra-estrutura oficial e os investimentos acertados, assim como parcerias empresariais, contribuem para o engrandecimento desta festa.
O Carnaval de 2010 não será diferente. E objetivando melhorias em sua organização, a Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Cabo Frio estabeleceu uma programação que iniciou-se em maio.



Os blocos carnavalescos de arrastão, cujo o contingente somam cerca de 45 mil foliões e as escolas de samba, com os seus 20 mil desfilantes vão manter Cabo Frio em clima de folia permanente, com a realização de ensaios e prévias carnavalescas, atividades que por certo levarão a chancela de seus patrocinadores ou parceiros, associando nosso turismo cultural nato, à alegria dos movimentos carnavalescos.



Através de seminários, oficinas e programas de treinamento, a LESBCCF desenvolverá serviços de apoio ao atendimento turístico do município,ao mesmo tempo que proporcionará às agremiações carnavalescas, aprimoramento técnico, garantindo assim, melhoria na qualidade dos espetáculos apresentados.



Estamos certos de que Cabo Frio estará em 2010 inserido no calendário carnavalesco internacional, não apenas no centro do primeiro Carnaval do interior do Estado do Rio de Janeiro, mas também, como um dos mais seguros e de programação diversificada da América do Sul.



*Superintendente da Morada do Samba






*****

Nenhum comentário: