quinta-feira, 30 de julho de 2009


Por Carlos Ernesto - Carlão*

Na Passarela do Samba...



A cidade de Cabo frio, fundada pelos portugueses em 13 de novembro de 1503, jamais poderia imaginar que seria pólo de uma das culturas mais

expressivas do mundo, o Carnaval. Até porque, “português no samba, só Zé Pereira e como enredo”,brincadeira!!!

No início do século XIX na época do salineiro, o carnaval cabofriense já registrava sua história neste segmento, através das manifestações culturais dos famosos ranchos( entidades carnavalescas) .O G.R.E.S. Flor da Passagem ainda neste período como “rancho”, já deixava ali os primeiros registros do nosso carnaval. Quando levavam as pedras de sal nas barcaças para a cidade do Rio de Janeiro, retornavam trazendo, idéias,tecidos ,cantos,enfim, a cultura do carnaval carioca.Com a construção da ponte RIO/NITERÒI nos anos 70, as cidades da região dos lagos consideradas antes, cidades do interior, passaram por uma evolução sócio-cultural transformadora, que levou Cabo Frio a ser o pólo principal.

Carnavais de rancho umbigadas,chula,lundu,calango,bonecos,blocos,carnaval de salão,partido alto, rítimos e batucadas consagrados em nossa cultura popular,conquistaram os cidadãos cabofriense que hoje se orgulham de ocupar o lugar de primeiro carnaval do interior do Estado. Cidades como Arraial do Cabo, Búzios, Araruama , São Pedro da Aldeia, Iguaba ,cada uma com suas culturas , costumes e riquezas naturais, tem também uma rica história de carnaval .Para Liga das Escolas de samba de Cabo Frio, é extremamente importante , a unificação desses municípios, através do movimento do carnaval. Varias manifestações culturais foram realizadas em Cabo Frio nas décadas de 80,90. Em 2001, com a criação da Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalesco de Cabo Frio, projeto realizado pela Secretaria de Cultura da cidade, com apoio dos sambistas,artistas,,autoridades municipais dentre outros,resgatamos o carnaval local, dando início ao projeto que vem se desenvolvendo desde então.

Momentos inesquecíveis da festa do momo fizeram desta cultura,uma das mais respeitadas e acreditadas manifestação da região dos lagos.

Atualmente a festa está em pleno crescimento. A crise financeira no mundo, afeta também o carnaval em nosso município. A palavra de ordem desse ano é “ pé no chão”. Captar recursos nas iniciativas privadas e leis de incentivos, faz-se necessário. E nós?

Nós Acreditamos!!!


------------------------------------------------------------

Bastidores do Samba

-Sol a Sol...procurado por essa reportagem o presidente da agremiação Ricardo Machado ( choopinho ),pedimos autorização para darmos uma espiada nos trabalhos que estão sendo realizados em seu galpão.A resposta veio rápido:- ...”esquece!!! nosso carnaval será mostrado na Avenida.

- Pensei, o que viria por aí???Diariamente seus carnavalescos dão plantão no galpão e não perdi a oportunidade e perguntei: - O que vem por aí?A resposta foi imediata: -“...esquece!!! Então tá.

----------------------------------------

CASTELO ENCANTADO


O Carnaval de rua ( blocos ) do Rio de Janeiro, será comandado da Cinelândia ao lado do Teatro Municipal, junto a antiga sede do Cordão do Bola Preta. A construção de um castelo em plena Cinelândia, na Av. Rio Branco , será administrado pelo rei o Momo. O projeto é do Diretor do departamento cultural da LIESA e Historiador Dr. Iran Araújo. O objetivo é resgatar o carnaval de rua, que segundo o mesmo, está se perdendo. As comunidades dos bairros distantes como Santa Cruz e Campo grande na zona oeste; os vinte e três bairros da Leopoldina e Central do Brasil serão beneficiados com o projeto,além de toda Zona Sul. O projeto já foi apresentado ao Diretor de orações de Turismo Sr. Paulo Villela ( RIOTUR ).


È só esperar!



* Superintendente da Morada do Samba

Nenhum comentário: