quinta-feira, 30 de julho de 2009

O SINAL


Por Milton Carlos Teixeira Marins (Miltão)*


Venho a tempos analisando o ditado: “ Quanto mais rezo, mais assombração me aparece”.Então me pergunto?O que essa mensagem significa?O que temos que fazer para acabar com a assombração?Será que apenas reza não é o suficiente?Será que junto com a reza,nós temos que pegar a assombração no tapa, ou será que a oração é mais fraca que os fantasmas,mostrando assim que, o mal é mais forte que o bem?


Enquanto não acho respostas,observo que o comportamento humano deixa a desejar. Algumas vezes, nós responsabilizamos DEUS por tudo que nos acontece,simplesmente nomeando-o sem sua prévia autorização,para ser o tutor dos nossos problemas.


Para melhor me explicar,vou contar a parábola do “Padre e o Rabino”,que diz mais ou menos assim: “...uma noite um padre e um rabino,resolveram sair para assistir uma luta de boxe. Chegaram ao ginásio compraram os ingressos,sentaram e aguardaram .Instantes depois o locutor oficial, fez a abertura da festa anunciando os lutadores e os cartéis ,passando a bola para o juiz da luta.Esse por sua vez chamou os lutadores ao centro do ringue e repetiu as regras de praxe.Após o ato os lutadores retornaram aos seus cantos,aguardando o gongo soar. Nesta hora, o Rabino viu que um dos lutadores fez o sinal da cruz,percebendo que o Padre também havia testemunhado aquela cena,perguntou: - Padre,aquele lutador da esquerda,acabou de fazer o sinal da cruz,o que isso significa?E o Padre respondeu:- Não significa nada,se ele não souber lutar.”


Então companheiro ,não adianta transferir para os outros ou para as forças celestiais,aquilo que nos compete resolver e solucionar.Os dilemas,pelejas,brigas,desavenças,convergências e desafetos são de nossa responsabilidade.


“ O preço da liberdade é o eterno sacrifício”, e o sambista que tem medo de encarar a luta,jamais se libertará.


Por isso não adianta se ajoelhar,rezar ou fazer o sinal da cruz,pois isso não significa nada,se não fizermos a nossa parte: LUTAR.


* Primeiro-Secretário da Liga Independente das Escolas de Samba de Cabo Frio

*

Nenhum comentário: